GParted

GParted (ou Gnome Partition Editor) é o aplicativo GNOME para edição de partições. Suas funções são as de criar, destruir, redimensionar, verificar e copiar partições e seus sistemas de arquivos (sistemas de ficheiros em Portugal). É usado para criar espaço para novos sistemas operacionais (operativos em Portugal), reorganizar o uso do disco rígido, copiar dados e "espelhar" uma partição em outra.
Utiliza GNU Parted (libparted) para detectar e manipular dispositivos e tabelas de partição enquanto outras ferramentas (opcionais) possibilitam o uso de sistemas de arquivo não incluídos no libparted. Os pacotes opcionais são detectados na inicialização do programa e não precisam de uma recompilação do GParted. O GParted é escrito em C++ e usa o toolkit gráfico gtkmm, visando manter a interface gráfica o mais simples possível, em conformidade com o Human Interface Guidelines.
Uma versão Live CD, baseada no Slackware, também é disponibilizada. Esta versão é atualizada a cada novo lançamento do GParted; a versão Live CD do Ubuntu Linux inclui o GParted por padrão.
O GParted possui uma limitação, ele não é capaz de aumentar a partição "para a esquerda", ou seja, não é capaz de aumentá-la para ocupar o espaço em disco anterior, só podendo aumentá-la para ocupar o espaço seguinte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário